4 dicas para profissionais lidarem com as constantes mudanças do mundo corporativo

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 18-05-2015
      Liderança

     dicas para profissionais lidarem com as mudanças do mundo corporativoO mundo corporativo está em constante mudança e as organizações estão enfrentando desafios cada vez maiores para continuarem integradas a essas transformações. A pesquisa Adapt to Survive, feita pela PwC no ano passado sob encomenda do LinkedIn, mostra que o Brasil está em nono lugar no ranking de adaptabilidade entre 11 países. A Holanda, em primeiro lugar na pesquisa, possui essa colocação devido à sua natureza empreendedora, que é possível de ser alcançada por brasileiros.

    O conceito utilizado pelo Grupo Kronberg para definir essas mudanças constantes é ’Mundo Vica’ (volátil, incerto, complexo e ambíguo), e o despreparo na liderança das empresas nacionais e a cultura de não buscarem formas de adaptar e motivar seus colaboradores é o que faz o Brasil permanecer nas últimas colocações do ranking. Com os clientes buscando mais qualidade, inúmeras transformações tecnológicas, entrada da geração Y e a alta competitividade, é necessário que gestores adotem novos perfis para se adaptarem aos novos cenários corporativos.

    O Grupo Kronberg elenca quatro competências que um líder deve ter para enfrentar as novas mudanças do mundo corporativo:

    1 – Autoconsciência: A autoconsciência permite saber como cada um é afetado pelas mudanças e como afetam os outros. Possibilita ainda analisar a situação com clareza e coletar informações que permitem tomar decisões baseadas em fatos e não somente em situações já vividas ou particularidades.

    2 – Autocontrole: Mudanças repentinas e inesperadas podem levar ao estado de estresse e a reações inadequadas com as pessoas ao redor, descontando nelas as preocupações, medos e frustrações. Este comportamento tem efeito prejudicial para as relações de trabalho e, por isso, o autocontrole é fundamental para preservar decisões equilibradas e a harmonia nos relacionamentos.

    3 – Otimismo: É a segurança interna de que, independentemente da situação, o líder tem domínio de suas habilidades e valores para conseguir realizar as adaptações necessárias para se ajustar às mudanças.

    4 – Meta nobre: É o propósito de vida, visão de futuro, que todos deveriam ter, principalmente o líder. É preciso que a pessoa tenha claro para si mesma a resposta do porquê ela levanta da cama todos os dias e assim transmitir esse sentimento para a equipe.






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