Avaliação de desempenho influencia planejamento e maior produtividade de empresas

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 27-05-2015
      Desenvolvimento profissional

    Avaliação de desempenho influencia planejamento e produtividadeA avaliação do desempenho dos funcionários é um dos principais recursos para que a empresa identifique indicadores da situação corporativa e ter uma tomada de decisão mais eficiente, ao conhecer pontos fortes e pontos fracos de cada área, tanto horizontalmente quanto verticalmente.

    São diversos os tipos de avaliação de desempenho possíveis de serem realizadas nas empresas. O método escolhido depende muito da abordagem da empresa e do que ela deseja identificar a partir dessa avaliação. Por isso, inicialmente, a empresa deve definir quais são os seus objetivos e saber que toda a avaliação exige que seja dado um feedback ao funcionário ou a área avaliada, por meio de uma comunicação e um plano de ação eficiente.

    Tipos de avaliação

    Existem alguns tipos de avaliações que podem ser escolhidas pelas empresas, como:

    • Desempenho do colaborador

    Nessa avaliação, o objetivo será identificar algumas métricas sobre os profissionais da corporação. O Grupo Kronberg, por exemplo, dispõe do SEI SELF, um assessment que avalia o desempenho da Inteligência Emocional do profissional. Dessa avaliação, pontos fortes e pontos a melhorar são mostrados, o que facilita a estruturação de um plano de ação para desenvolver o colaborador. Essa avaliação também irá permitir o desenvolvimento de uma gestão de talentos mais eficiente, que estará unida com a área de gestão de pessoas.

    • Desempenho de liderança

    No desempenho da liderança, o foco será avaliar a gerência corporativa, ou seja, serão levantados itens como o relacionamento dos gerentes com seus funcionários diretos, analisando engajamento, clareza de planejamento e facilidade de comunicação com a equipe. O Grupo Kronberg possui o Assessment LVS 360º, que avalia o desempenho dos sinais vitais de liderança do gestor em relação á sua equipe, superiores, pessoas próximas e líderes de outros departamentos.

    • Desempenho de equipe

    Neste caso, a avaliação não é voltada para o desempenho de uma pessoa em específico, mas sim para os resultados obtidos por uma área de atuação da empresa e seus departamentos subordinados. Entre os elementos avaliados está a produtividade, relacionamento e cooperativismo dos membros da equipe. O assessment TVS, do Grupo Kronberg, mede cinco elementos dentro de uma equipe: motivação, teamwork, execução, mudança e confiança. O objetivo alcançado por meio do TVS é a identificação de oportunidades e desafios para o desempenho otimizado de equipes.






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