Como o coaching pessoal pode ajudar a arrumar um emprego?

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 15-08-2016
      Coaching

     

    coaching pessoal

    Com a atual crise financeira muitos profissionais estão fora do mercado de trabalho e buscando uma reinserção profissional. Mesmo que pareça difícil, muitas empresas têm vagas abertas, entretanto, o processo de seleção pode ser mais concorrido, exigindo um posicionamento diferenciado do interessado. Neste cenário, a procura pelo coaching pessoal visando arrumar um emprego aumentou.

    Como é o coaching pessoal?

    O coaching pessoal é um tipo de programa de treinamento no qual o profissional, chamado de coach, usará as habilidades e conhecimentos dele para auxiliar o interessado a alcançar os próprios objetivos profissionais. Inicialmente é realizada uma análise visando identificar valores, habilidades e competências.

    No coaching a ideia é fazer o profissional que buscou ajuda, chamado de coachee, ver os desafios da carreira como oportunidades, transformando problemas em soluções. Neste processo a ampliação da visão estratégica é fundamental para permitir potencializar talentos e suprimir as fraquezas. Para que esse processo seja exitoso, ocorrem encontros periódicos, com metas estipuladas, para organização a ação do profissional que deseja se reinserir no mercado.

    Como o coaching pessoal pode ajudar a arrumar um novo emprego?

    O coach é um profissional com conhecimento de técnicas e ferramentas desenvolvidas por institutos internacionais e já certificados, que ajudam a preparar a pessoa para a atuação corporativa, tanto em questões comportamentais importantes quanto em qualidades demandadas em carreiras específicas.

    Por já ter uma visão ampla sobre o mercado, o profissional de coach auxilia a pessoa a tomar decisões mais assertivas e desenvolver um plano de ação mais condizente com os objetivos dela. A intenção não é apenas voltar ao mercado de trabalho, mas atuar em uma carreira de maneira sólida e consistente e em uma empresa que tenha muito a oferecer para os projetos profissionais do coachee.

    Construção conjunta

    Um dos principais diferenciais do coaching pessoal é que ele está sempre motivando o coachee a desenvolver soluções que estejam alinhadas com a personalidade e metas dele. A ideia não é impor uma atitude para um profissional, mas sim trabalhar as qualidades que ele já possui, fazendo com que elas sejam verdadeiros diferenciais no mercado.

    O profissional de coach irá sempre conversar e fazer perguntas ao coachee, além de passar tarefas em cada sessão para que haja uma construção diária de uma nova postura profissional que permita desenvolver as habilidades necessárias para a realização dos objetivos de carreira.

    O coaching pessoal não é apenas uma forma de potencializar as competências profissionais do coachee, mas permitir que ele volte ao mercado de trabalho em uma posição que realmente seja interessante para ele. Após muito tempo desempregadas, muitas pessoas deixam de buscar seus reais objetivos profissionais e aceitam qualquer tipo de função. O coaching, entretanto, ajuda a esclarecer quais as melhores ações para este momento.

    A hora certa de buscar pela ajuda de um coaching pessoal irá depender da fase em que a pessoa está. Ela pode querer uma reinserção profissional e não saber por onde começar, querer crescer da companhia, mas não ter disciplina o suficiente, entre outros fatores.






Assine nossa newsletter e não perca nossas novidades!