Como conciliar a motivação com um bom resultado nas vendas

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 21-10-2015
      Treinamento de vendas

    equipe de vendas motivada

    Pesquisa realizada em junho pelo portal Venda Mais constatou que 58,9% dos profissionais de vendas só se sentem felizes quando todas as suas metas foram batidas, porém, 40% não têm planejamento diário e semanal e consequentemente nem sempre atingem o número diário predeterminado pela gerência. A rotina de quem trabalha com vendas pode ser estressante e isso causa falta de motivação, consequentemente trazendo queda de produtividade e das vendas.

    A cobrança é ainda maior em momentos de crise, pois em uma área na qual o objetivo maior é o lucro, a falta de clientes e o não alcance das metas de vendas podem acarretar profissionais desestimulados. Entretanto, é possível combater essa falta de vontade e vender melhor com quatro atitudes simples que facilitam tanto a vida do vendedor quanto a do cliente:

    1. Saber ouvir. Comunicação é essencial, porém, muitos vendedores acabam falando demasiadamente, ao invés de ouvir a solicitação do cliente e estabelecer um bom relacionamento. A melhor opção é sempre ouvir atentamente, para conseguir apresentar os melhores benefícios, evitando afogar o cliente com informações desnecessárias sobre o produto ou serviço.
    2. Exercite a empatia. Principalmente em tempos de crise, deve-se desenvolver relacionamentos mais fortes, se consegue isso apenas por meio da empatia. Ela é importante tanto no relacionamento com o cliente, que sente uma conexão maior com o vendedor, quanto no relacionamento com os membros do time, que trabalham em maior sinergia para alavancar a produtividade do departamento.
    3. Trabalhar as metas. Desempenhar as funções profissionais tendo em mente as metas pessoais faz com que o trabalho seja “ressignificado”, ou seja, passa a ter um significado novo, pois o funcionário adquire a consciência de que seus objetivos pessoais estarão mais próximos de serem realizados, se as metas da empresa forem alcançadas de forma eficaz.
    4. Conhecer o cliente. Entender quem é o consumidor, o que ele busca e qual a melhor forma de atendê-lo são os pontos principais de uma boa venda. A mesma pesquisa do portal Venda Mais afirma que 30% dos vendedores não costumam fazer as perguntas corretas, ou seja, acabam por usar abordagens genéricas, sem apresentar benefícios relacionados às necessidades reais do consumidor. É preciso ter um bom relacionamento de confiança com o cliente, para que, no futuro, ele se lembre da empresa que melhor o atendeu, gerando assim uma fidelização.

     






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