Como o assessment pode auxiliar uma consultoria de gestão de pessoas?

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 14-01-2015
      Desenvolvimento profissional

    assessment O conceito de assessment está sendo cada vez mais utilizado no mundo corporativo, especialmente por gestores e setores de RH para avaliar um profissional de diversos ângulos, não apenas em suas questões técnicas e estritamente relacionadas à função que desempenha na organização.

    Competências emocionais são cada vez mais valorizadas pelas empresas, que também buscam analisar e traçar o perfil de cada profissional a fim de determinar qual cargo será mais adequado para cada um.

    Seu profissional está preparado para um cargo de liderança?

    O assessment é uma das ferramentas para utilizadas para descobrir justamente essas características. Assim o funcionário tem melhor autoconhecimento e a empresa possui o perfil de cada colaborador, conseguindo sugerir mudanças de cargo e de setor com maior chance de acerto, gerando melhor produtividade e resultado individual e coletivo.

    O assessment seguido de coaching é uma das melhores ferramentas para um profissional alcançar a liderança inspiradora. O Assessment garante a autoconsciência e autoconhecimento e o coaching desenvolve o profissional em direção às suas metas.

    Quando utilizar o assessment em minha empresa?

    Apesar de já ser um conceito bastante difundido no mundo corporativo, muitas empresas e empreendedores possuem dúvidas sobre a eficácia e a necessidade do assessment. O método deve ser utilizado:

    • Para identificar pontos fortes e pontos a melhorar em diversos aspectos do funcionário, como habilidades e competências;
    • Como apoio na condução de processos de desenvolvimento humano e organizacional;
    • Para seleção e retenção de talentos;
    • Identificação de cargos e setores de novos profissionais e profissionais já atuantes.

    Com o assessment é possível orientar a capacitação dos funcionários, desenvolver cada um individualmente, promover o autoconhecimento e buscar mudanças em prol de melhores resultados. Assim é possível estimular o funcionário e ao mesmo tempo trazer grandes benefícios para a empresa como um todo.

    Imagem: Shutterstock.






Assine nossa newsletter e não perca nossas novidades!