Conheça as características que diferenciam profissionais com Inteligência Emocional

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 16-09-2017
      Inteligência Emocional

    profissionais com inteligencia emocionalPesquisas científicas são cada vez mais recorrentes sobre os benefícios que a Inteligência Emocional (IE) pode trazer para uma bem-sucedida carreira profissional. Segundo uma pesquisa da Six Seconds, 54% dos fatores de sucesso de uma pessoa são previstos pela Inteligência Emocional, independente da área de atuação.

    A inteligência emocional, de forma resumida, pode ser explicada como a habilidade de integrar pensamentos com emoções para otimizar a tomada de decisões de um indivíduo.

    Mas como saber se você tem as competências de inteligência emocional desenvolvidas e administra efetivamente essas características para obter sucesso profissional?

     

    Normalmente pessoas com IE desenvolvem atributos como:

    • Autoconhecimento;
    • Autogestão;
    • Motivação;
    • Empatia;
    • Habilidades sociais.

    Além disso, algumas atitudes do dia a dia podem ser analisadas para determinar se uma pessoa é desenvolvida emocionalmente ou se precisa melhorar suas competências da IE.

    9 indícios de Inteligência Emocional no trabalho

    Responda as questões abaixo e veja o que cada uma delas significa na construção da inteligência emocional, segundo Travis Bradberry e Daniel Goleman.

    1.   Você sabe definir com exatidão suas emoções?

    Ter a capacidade de discernir e nomear as emoções é um dos grandes diferenciais dos profissionais com inteligência emocional. Ele não fica apenas triste ou feliz, mas sabe compreender as nuances e intensidades dos sentimentos ao longo do seu cotidiano e identificar suas origens. Ao saber de onde vem determinada reação, ele adquire a capacidade de se preparar e definir estratégias de antemão para situações similares no futuro.

    2.   Você sabe o que precisa desenvolver em si mesmo?

    Uma das características do autoconhecimento é reconhecer quais são suas qualidades, mas também identificar quais as vulnerabilidades que você pode desenvolver. Administrar esses fatores significa impedir que eles se tornem um problema para você e permite que você atue com eficácia na administração das habilidades e deficiências.

    3.   Sabe identificar personalidades e reações?

    Ter um julgamento perspicaz e sensibilidade em relação as pessoas que te cercam fazem com que você tenha habilidade em interpretar e compreender quem está próximo a você. Possuir uma grande capacidade de identificar a personalidade delas em pouco tempo e saber analisar suas reações em determinadas circunstâncias.

    4.   Sabe falar não quando necessário?

    É preciso estabelecer limites e o profissional dotado de IE sabe que isso é necessário para não se comprometer com tarefas e atividades que podem prejudicar seu cotidiano de alguma forma. Essa capacidade é chamada de autorregulação.

    5.   Você se ofende com facilidade e guarda rancores?

    A autoconfiança e a positividade presente nas pessoas com IE impedem que elas se ofendam com qualquer tipo de crítica, pelo contrário, essa pessoa vê como necessários o bom humor, o respeito e a humildade para enfrentar situações negativas no dia a dia. Ela também não irá guardar rancores, pois entende que o acúmulo de sentimentos negativos será prejudicial para o seu desenvolvimento e para a construção de relacionamentos saudáveis.

    6.   Você sente empatia pelas outras pessoas?

    A empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outras pessoas, compreendendo com muita honestidade seus sentimentos, receios e necessidades. Assim, pessoas empáticas têm uma boa capacidade de se relacionar e se interessam pela vida do próximo, cultivando bons relacionamentos.

    Entenda melhor a empatia no vídeo abaixo:

     7.   Você sabe lidar com seus desafios?

    O profissional com IE compreende que a vida pessoal e profissional não é feita apenas de bons momentos e, portanto, desenvolve a capacidade de superar seus desafios, de forma menos traumática, ainda extraindo um conhecimento daquela vivência para que ela não se repita.

    8.   Tem facilidade em construir bons relacionamentos?

    Pessoas dotadas de IE tendem a construir relacionamentos fortes e saudáveis e ter bom convívio com os demais colegas. Isso é possível porque esse profissional se preocupa com o clima da empresa, sabe neutralizar pessoas negativas na sua convivência e extrair boas experiências daquelas que enriquecem o dia a dia.

    9.   Possui metas tangíveis?

    Profissionais com inteligência emocional compreendem que metas tangíveis, mas ainda assim desafiadoras, são ferramentas de desenvolvimento e otimização e sempre respeitam seus limites pessoais e profissionais. Eles entendem que o perfeccionismo exagerado pode levar a perda de produtividade e a frustração.






Assine nossa newsletter e não perca nossas novidades!