Empatia é a chave para um bom clima organizacional

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 07-10-2015
      Inteligência Emocional

    aumento de produtividade

    Devido ao estresse do dia a dia no trabalho, acúmulo de funções e falta de tempo, a empatia entre os colaboradores nas empresas é baixa. Desenvolver a qualidade de se colocar no lugar do outro acontece quando a capacidade empática é ampliada.

    É preciso que o líder tenha a curiosidade para descobrir o porquê as pessoas se comportam de determinadas formas. Ter a compreensão de que todos são diferentes e têm seus próprios problemas, estabelecer uma conexão emocional positiva. Se essa pessoa tivesse a formação, a família, a educação, os valores que eu tenho, ela agiria dessa forma? Se essa técnica for praticada é possível ter um nível empático maior e dispor um ambiente de trabalho mais agradável.

    Mudar a perspectiva para entender as razões ou motivos que expliquem porque determinado colega de trabalho age ou faz de determinada forma evita atritos verbais e desnecessários. Assim, todos atuam de forma prazerosa, sem maiores disputas, visando não só os lucros, mas a harmonia das relações criadas na empresa.

    Pessoas que possuem uma compreensão plena sobre empatia, têm um feeling maior nos processos de socialização. Por exemplo, quando se associa um novo colega de trabalho com uma professora chata da infância, automaticamente é mais difícil se colocar no lugar dele. Suspender o pré-julgamento é a resposta, quando se entende que cada um lida com as situações de acordo com suas experiências, fica mais fácil entender as razões versus atitudes.






Assine nossa newsletter e não perca nossas novidades!