Entenda os 7 pecados capitais que comprometem uma comunicação eficaz nas empresas

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 12-01-2015
      Liderança

     comunicação eficaz nas empresasPara uma empresa bem integrada, é necessário que todos possuam uma comunicação de excelência, com a qual os profissionais se tornam mais adaptáveis e adquirem um clima organizacional mais agradável, o que, de acordo com um estudo sobre performance organizacional, realizado por Joshua Freedman, diretor do estudo e da Six Seconds – empresa líder mundial em inteligência emocional – representa uma melhora de 57% no desempenho da organização. Um treinamento de liderança também pode ser uma boa solução.

    Saber ouvir e esperar os momentos certos para se expressar é o que garante uma comunicação eficiente. É preciso equilíbrio entre quem fala e quem escuta – uma equipe individualista se desmotiva com muito mais facilidade, pois não há entrosamento.

     

    Confira abaixo os sete comportamentos negativos da comunicação interpessoal que podem prejudicar a equipe:

    1. Falante. Falar demais e não escutar outras opiniões. A pessoa que pratica dificilmente percebe que está sendo inconveniente.
    2. Competitivo. Compartilhar experiências de forma que pareça que está competindo com o conhecimento do outro. Costuma sempre ter uma história melhor sobre determinado assunto.
    3. Conselheiro. Insistir em dar conselhos aos colegas mesmo que ninguém os tenha solicitado.
    4. Ansioso. Interromper linhas de pensamento alheias, pois se está ansioso demais para aguardar uma oportunidade de falar.
    5. Egoísta. Ouvir todos os pontos de vista e sugestões e não compartilhar a própria que poderia ser útil para o grupo.
    6. Pessimista. Discordar de tudo e todos porque não se acredita na capacidade da empresa.
    7. Gozador. Gerar constrangimento ironizando ou gozando o comentário de alguém. Práticas como essa faz com que as pessoas ao redor fiquem receosas de expor suas opiniões.

     






Assine nossa newsletter e não perca nossas novidades!