A importância dos treinamentos vivenciais nos dias atuais

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 14-11-2017
      ROI

    O atual cenário corporativo exige profissionais cada vez mais flexíveis e aptos para lidarem com desafios e mudanças, fazendo com que muitos deles tenham dificuldade de acompanhar o ritmo de inovação e estabilidade emocional exigidos para um bom desempenho. Nesse contexto, os treinamentos vivenciais desempenham um papel fundamental.

    As empresas percebem que bons profissionais podem ter dificuldade de liderar equipes, não ter o controle emocional necessário para gerar oportunidade a partir de obstáculos e lidar com os atritos comuns do ambiente de negócios. Todos esses fatores tornam a retenção de talentos mais crítica.

    Os treinamentos vivenciais são, assim, uma oportunidade para que a empresa possa investir no desenvolvimento do capital humano.

    Através de estímulos cognitivos e emocionais, os treinamentos vivenciais recorrem a técnicas experienciais e dinâmicas em grupos com o objetivo de desenvolver habilidades necessárias para as empresas, gerar relacionamentos positivos, promover sentimento de pertencimento e emoções positivas nos participantes.

    Como são realizados os treinamentos vivenciais?

    Os treinamentos vivenciais evidenciam as causas dos problemas de uma equipe e estimula a reflexão e ação coletiva para sua resolução com base em atividades e dinâmicas propostas.

    Assim, os participantes realizam atividades nas quais conseguem perceber quais são as próprias limitações emocionais e gerenciais que têm impedido um bom desempenho no ambiente corporativo. O uso de técnicas experienciais e dinâmicas de grupo promovem a reflexão das habilidades e competências necessárias à vida profissional, ajudando o colaborador a identificá-las e adotá-las para melhor desempenho da organização.

    Os treinamentos vivenciais possibilitam momentos únicos de troca e compartilhamento, uma vez que são estimulados a reflexão dos pontos fortes e fracos dos participantes, e oportunidades de desenvolvimento de trabalho em equipe — resultando em melhores relações interpessoais por parte dos colaboradores.

    Quando o treinamento vivencial é indicado?

    Os treinamentos vivenciais podem ser realizados por empresas que buscam desenvolver ou melhorar determinadas competências de suas equipes. Estas competências podem incluir gestão de tempo, gestão de mudanças, team building, fortalecer a confiança em uma equipe, atendimento ao cliente, técnicas de vendas, gerenciamento de equipes, entre outras.

    Quais os benefícios dos treinamentos vivenciais para as empresas?

    1.Acelera o aprendizado

    A metodologia dos treinamentos vivenciais se utiliza do pensamento crítico, resolução de problemas e tomadas de decisão através do conceito “aprender fazendo”.  Este método é estabelecido como altamente capaz de acelerar o aprendizado dos participantes.

    2.Conecta o vazio entre teoria e prática

    Ao ir além da teoria e estimular o aprendizado através da ação, os participantes tem uma oportunidade real de praticar o que está sendo ensinado em ambientes capazes de simular situações e desafios que, eventualmente, serão colocados à frente aos participantes durante sua jornada profissional.

    3.Aumenta os níveis de engajamento

    O alto foco em promover colaboração e estimular o aprendizado com o próximo é capaz de aumentar os níveis de engajamento dos participantes para com suas organizações.  Uma vez que o participante está diretamente envolvido na resolução de um problema de uma atividade ou evento, é potencializado o sentimento de pertencimento, fundamental para o alcance do engajamento.

    4.Retorno do Investimento (ROI)

    Treinamentos vivenciais são capazes de influenciar sentimentos e emoções, assim como desenvolver conhecimento e habilidades. Ele vai além do tradicional método de aprendizado em sala de aula para aumentar o nível de retenção de talentos, entregando maior Retorno do Investimento para as organizações que adotam este tipo de solução.

    5.Resultados de assessments precisos

    Avaliar a efetividade de um programa de treinamento em termos de benefícios para as empresas e participantes é um elemento crucial de qualquer programa de aprendizado. A maioria dos assessments se utiliza de dados e testes para mensurar efetividade, mas, quando combinados com simulações e práticas de gamification, os treinamentos vivenciais permitem que os assessments incorporem a aprendizagem cognitiva, habilidades e resultados objetivos para fornecer resultados de avaliação altamente precisos. Os mecanismos de análise empregados nestes treinamentos permitem o registro, a análise e um relatório detalhado da interação dos participantes ao longo de todo o treinamento.






Assine nossa newsletter e não perca nossas novidades!