Como a inteligência emocional melhora a relação empresa x cliente?

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 20-02-2017
      Inteligência Emocional

    melhorar a relação

    O relacionamento com o cliente é uma das áreas mais delicadas de uma empresa. Os profissionais devem receber o treinamento adequado e terem desenvoltura para atender qualquer tipo de caso. A inteligência emocional é um recurso que permite melhorar a qualidade do atendimento e elevar a satisfação tanto do cliente quanto do colaborador.

    Inteligência emocional nas empresas

    Corporativamente a inteligência emocional pode ser utilizada para aumentar o controle e o uso da razão e da lógica durante diversas situações do dia a dia.

    Ao contrário do que alguns profissionais acreditam não consiste na ausência de emoções durante a tomada de decisões do negócio. A I.E. está relacionada ao controle emocional que permite que o profissional aprenda a identificar as emoções e avaliar como proceder a partir da compreensão do momento.

    No caso da área de atendimento ao cliente, muitos profissionais desenvolvem depressão, ansiedade e outros problemas, ficando despreparados para lidarem com diferentes pessoas no dia a dia. Essa situação, quanto agravada, impede um bom atendimento e torna a experiência do cliente negativa.

    Como a inteligência emocional pode ajudar o atendimento?

    O desenvolvimento de I.E. em profissionais que atuam na área do atendimento permite que eles possam identificar as próprias emoções ao longo do dia de trabalho e avaliar quais aspectos devem ser mudados para poder realizar um atendimento adequado.

    Segundo Kevin Donohoe, um atendente de empresa que realizou o treinamento em inteligência emocional com a 6Seconds, o ideal é que sejam as necessidades do cliente que direcionem o contato. Kevin indica que um profissional de atendimento preparado deve dar espaço para que o cliente fale sobre o problema que possui, posteriormente, o atendente repete para o consumidor a informação.

    Isso permite que o cliente reconheça que foi ouvido e que o profissional sabe como poderá ajudá-lo, pois identificou o problema dele.

    A inteligência emocional também permite que o atendente saiba identificar e lidar com diferentes tipos de pessoas diariamente. Os diferentes humores por parte dos clientes pode ser muito estressante para o profissional, caso ele tenha dificuldade em compreender e lidar com as próprias emoções durante o trabalho.

    Quando investir em treinamento e I.E. para atendimento?

    Ao permitir atendimentos mais humanizados, qualificados e eficientes, a inteligência emocional é uma solução que deve ser implantada na área de atendimento de todas as empresas que atuam com SAC, relacionamento com cliente ou pós-venda.

    Entretanto, a solução pode ser um diferencial ainda mais determinante em empresas que têm identificado uma avaliação ruim dos atendimentos, afastado profissionais por doenças físicas e emocionais ou apresentado um baixo rendimento da área. Nesses casos, o controle emocional pode ser ainda mais importante na qualidade de vida dos funcionários, refletindo no atendimento realizado.

    Os treinamentos de inteligência emocional devem ser realizados por empresas especializadas e capacitadas.






Assine nossa newsletter e não perca nossas novidades!