Como um líder constrói confiança?

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 14-03-2017
      Liderança

    Atualmente, o aumento do modelo colaborativo nas empresas têm incentivado novas formas de desenvolvimento das relações empresariais. Um curso de liderança é capaz de mostrar que, enquanto antigamente a liderança era baseada em relações de poder, no presente momento ela se dá por meio de laços de confiança entre líderes e demais profissionais.

    Uma vez que o desenvolvimento da confiança é um novo pressuposto importante para o surgimento de líderes capazes de mobilizar os colaboradores, é recorrente o questionamento do que esses novos líderes fazem para conquistar a confiança dos colaboradores e como valorizam essa nova forma de relacionamento corporativo.

    confiança

    Como um líder desenvolve confiança?

    Pessoas diferentes usam caminhos distintos para o desenvolver relações de confiança com outros profissionais. Entretanto, algumas ações são comprovadamente necessárias para que esse novo comportamento possa se estabelecer.

    Hoje destacaremos duas técnicas para criação de vínculos de confianças entre colaboradores de uma empresa e seus líderes:

    Nova forma de tratar os erros

    Uma empresa na qual os erros são respondidos com punições incentiva apenas o medo, a decepção e outros sentimentos negativos entre a equipe.

    Inicialmente, um líder deve assumir os próprios erros, tendo consciência que, mesmo quando outro profissional faz algo errado, o trabalho em equipe pressupõe que o líder esteja acompanhando essas situações. Isso mostra aos demais colaboradores que o líder assume os próprios erros, o que incentiva aos demais assumirem a mesma responsabilidade para os próprios atos.

    Desenvolver uma cultura organizacional que vê no erro uma oportunidade para crescimento e aprendizado, permite que os profissionais fiquem mais à vontade em assumir dificuldades e deficiências, incentivando um ambiente mais colaborativo, positivo, honesto e de comunicação aberta.

    Demonstrar confiabilidade

    Uma pergunta que pode ajudar a identificar quais são as características valorizadas em um líder e por ele é, em vez de questionar se as pessoas confiam nele, perguntar “Como você sabe que as pessoas confiam em você?”.

    A mudança na pergunta incentiva que o líder reflita sobre os aspectos que fazer com que a equipe estabeleça uma relação de confiança e, dessa forma, permite abordar características isoladamente e trabalhá-las.

    Ao refletir sobre a pergunta e identificar quais fatores fazem os funcionários confiarem nele, o líder pode investir nessas características e melhorar os relacionamentos.

    Quando fazer um curso de liderança?

    Ao ocupar um cargo de liderança, muitas vezes o profissional não possui uma experiência prévia em funções de mando, nas quais transmitir essa confiança é necessário para estabelecer relações profissionais saudáveis.

    Uma opção para esses gestores é a realização de um curso de liderança que permite identificar quais características são fundamentais em um líder e, mais importante, como desenvolvê-las de forma positiva para a equipe.

    Um curso de confiança pode ser realizado tanto por novos profissionais como para gestores antigos que veem as novas relações de trabalho e possuem dificuldades em conquistar um clima.






Assine nossa newsletter e não perca nossas novidades!