Marketing Pessoal: melhore sua postura e se torne indispensável para a empresa

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 21-10-2015
      Desenvolvimento profissional

    desenvolvimento pessoal

    Conquistar um bom cargo, ter estabilidade no trabalho e se desenvolver profissionalmente é o desejo da maioria das pessoas. Esses objetivos podem ser alcançados unindo competências técnicas, atitudes e comportamentos diferenciados no ambiente corporativo. Saber expressar uma boa imagem muitas vezes é tão essencial quanto executar sua função com propriedade e competência.

    Essa capacidade de vender a própria imagem é conhecida como Marketing Pessoal. Diferente do que alguns profissionais pensam, não tem nada a ver com enaltecer o ego ou uma vaidade, é na verdade, um diferencial que mostra que você tem as competências técnicas necessárias para crescer na empresa e sabe expor as suas habilidades para os seus gestores, líderes e demais colaboradores.

    Algumas atitudes e comportamentos farão toda a diferença na construção e promoção de um marketing pessoal vencedor, tornando sua atuação indispensável para a companhia. Segundo Andy Teach, autor do livro “From Graduation to Corporation”, “ser indispensável no trabalho significa que os seus supervisores vão contar tanto com você que quando você não estiver, a produtividade do seu departamento vai cair”, explica.

    Enquanto muitos profissionais estão se queixando que não são valorizados, não recebem o salário que merecem ou estão estagnados na carreira, mostre seu diferencial transformando habilidades em oportunidades reais de crescimento (faça um teste da Exame).

    Como me tornar indispensável para a empresa?

    O seu trabalho é ótimo, você obtém os melhores resultados da equipe, sabe mediar conflitos e tem um bom relacionamento com todos. Isso será satisfatório para buscar uma promoção ou aumento salarial? Se seus supervisores não verem valor agregado ao seu trabalho, dificilmente essas características irão refletir em um crescimento na sua carreira.

    Mas como se destacar no meio de tantos outros profissionais? Primeiramente você precisa identificar quais são seus talentos. O que você tem a acrescentar para a empresa que os demais não têm? Encontre características fortes e aprimore essas habilidades, faça com que as pessoas lembrem de você quando pensarem nesses fatores e queiram estar próximas a você. Esse processo será menos difícil (todo crescimento depende de muito trabalho e esforço, independente da área) se você tiver paixão pelo que faz, o que pode ser um fator motivador importante.

    Assim como saber quais são suas características fortes, identificar quais são suas habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas é muito importante. Ao identificá-las, você tem a oportunidade de desenvolvê-las, diminuir a ansiedade quando demandam essas habilidades de você e, mais importante, você não corre o risco de vender aquilo que você não é.

    Segundo a InfoMoney, 40% dos profissionais trabalham com mais de 20 pessoas no dia a dia, o que torna a construção de bons relacionamentos no cotidiano e a capacidade de resolver conflitos fatores indispensáveis para se destacar.

    Pouco adianta se relacionar bem apenas com seus superiores, o marketing pessoal só é bem-sucedido quando executado em todos os níveis da organização. Crescer na empresa e ser mal visto pelos colegas pode prejudicar seu desempenho e a cooperação, fazendo com que os líderes questionem sua capacidade de gestão de pessoas e processos, em longo prazo. Por isso, mostre disposição e iniciativa com todos. Um bom profissional não é aquele que está preocupado apenas com o desempenho próprio, ele deve valorizar o aumento dos resultados em equipe, garantindo que a empresa cresça como um todo.

    Não é eficiente vender uma imagem para os demais se não tiver bases sólidas que deem fundamento aquilo que você está vendendo. Não seja apenas uma embalagem bonita, mas sem nada a acrescentar, mostre que tem um conteúdo tão consistente quanto o sugerido. Algumas características irãocolaborar com esse desenvolvimento:

    • Demonstre integridade e honestidade;
    • Tenha domínio técnico e profissional;
    • Resolva problemas e desenvolva sua capacidade analítica;
    • Inove e mantenha-se atualizado, promovendo o autodesenvolvimento;
    • Foque na conquista de resultados;
    • Estipule metas difíceis e tenha perspicácia estratégica;
    • Tome a iniciativa e lidere.

    Todos esses fatores irão influenciar na construção de uma imagem vencedora, sendo que a estratégia de marketing pessoal adotada deve respeitar suas habilidades reais e incentivar um desenvolvimento contínuo. Um alto nível de comprometimento com a sua carreira, com a empresa na qual atua e com os profissionais que trabalha serão fundamentais para dar bases sólidas ao seu crescimento.

    Inspire-se em Abraham Lincoln, que disse: “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”.






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