Otimize seu tempo de trabalho para aproveitar melhor as horas livres

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 26-01-2016
      Desenvolvimento profissional

    Saiba como otimizar seu tempo e aproveitar as horas livres | Grupo Kronberg

    É possível que você conheça, e até mesmo conviva, com profissionais vítimas do estresse causado por uma alta carga de trabalho. É importante, porém, que cada profissional organize as atividades de acordo com as prioridades para saber aproveitar o tempo livre, e evitar trabalhar fora do horário de expediente. Em uma sociedade em que, independentemente de cargo ou área de atuação, as pessoas correm o tempo todo e trabalham como máquinas, é importante ter conhecimento sobre si mesmo para que não haja cobranças sobre as próprias responsabilidades e muito menos frustrações, ao notar que determinada atividade não pôde ser realizada naquele dia.

    Hoje em dia há uma necessidade de dizer ao mundo que se é produtivo e que não se descansa nunca. A impressão é de que quanto mais coisas fizermos mais ganharemos pontos em um ranking imaginário de produtivos estressados da nova era, além de aumentar o status social, o que é prejudicial para o bem estar e uma vida feliz.

    Os pais que levam trabalho para casa perdem a oportunidade de desfrutar um tempo ao lado dos filhos e até mesmo de acompanhar o desenvolvimento deles. O dia tem só 24 horas, sendo que nove delas passamos trabalhando, cerca de oito dormindo e duas ‘no mínimo’ nos deslocando nas grandes cidades. Essa rotina geraria cinco horas restantes de dedicação a nós mesmos, uma coisa incrível de se pensar nos dias de hoje.

     

    Grupo Kronberg sugere 7 atividades a serem colocadas em prática para que o tempo de trabalho seja otimizado:

     

    1 – Prioridades. Saiba identificar quais são as atividades mais importantes e dedique-se para finalizá-las. Se necessário, crie uma lista com as tarefas do dia e destaque as principais. Deixe as atividades mais complexas para as horas mais produtivas do seu dia.

    2 – Concentração. Trabalhe seu foco. É importante que as atividades mais complexas tenham a sua total atenção. Para isso, marque 25 minutos no alarme do seu celular ou relógio e não se permita fazer outra coisa além disso. Após este período faça uma pausa de 5 minutos. É surpreendente a quantidade de tarefas que conseguimos concluir após esse exercício. Procure também evitar distrações, como consultar o e-mail, olhar o Facebook ou ver TV.

    3 – Delegação. Saiba pedir ajuda quando necessário. Se a carga de trabalho é muito grande, você pode até conseguir finalizá-las, mas não sem uma boa dose de stress, além de, possivelmente, estender seu horário de trabalho. Para ficar descansado, ensine outra pessoa a desenvolver a sua atividade; valerá a pena perder um tempo inicial para ensinar as tarefas e dividi-las.

    4 – Dizer não. É ótimo que você esteja atento às necessidades de seus colegas e faça o possível para ajudá-los, mas em alguns casos é necessário dizer “não”. Isso não significa que você não vai mais auxiliar ou dar suporte a outro colaborador, mas não deve aceitar tarefas que vão além das suas capacidades.

    5 – Organização. Caso note em seu trabalho alguma ineficiência relacionada ao tempo, revise suas tarefas e sua agenda. Confira o que ficou pendente e faça um ajuste nas tarefas programadas para a próxima semana.

    6 – Tempo livre na vida pessoal. Inclua na sua agenda tempo para as atividades que dão prazer, até mesmo para descobrir seus sonhos e, inclusive, para ficar sozinho e não fazer nada. Não se sinta culpado por isso.

    7 – Procrastinação. Pare de arranjar desculpas e adiar o que tem fazer. Não deixe suas tarefas para depois, aja agora. O profissional que procrastina gera prejuízos imensuráveis para as empresas e para si mesmo, pois se sente ineficiente e incapaz.


    Grupo Kronberg

    Atuando há 13 anos no mercado brasileiro de capacitação profissional, o Grupo Kronberg já desenvolveu mais de 60 mil pessoas e realizou mais de 26 mil sessões de coaching. A empresa é pioneira na garantia de ROI (retorno sobre investimento) em suas soluções. É líder de mercado nos programas de aumento de receita, por meio do alinhamento do engajamento emocional e desempenho de líderes e profissionais de linha de frente com as necessidades e expectativas de seus clientes internos e externos.

    No portfólio de clientes da companhia há grandes empresas, como Toyota, Odebrecht, HDI Seguros, Sheraton, Rede Globo e Lilly, entre outras.


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