Quais recursos utilizar para motivar e treinar equipes?

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 29-09-2015
      Desenvolvimento profissional

    soluções para treinamentoLíderes e gestores de organizações em todo o mundo se questionam sobre as melhores práticas para manter suas equipes motivadas e aumentar a lucratividade em todas as áreas de um negócio. O treinamento aparece como uma solução para a maioria dos casos, mas existem diversos recursos que podem ser utilizados, de acordo com as necessidades específicas da empresa, como aumentar receita, melhorar o atendimento, otimizar a recepção, melhores níveis organizacionais, entre outros.

    Conhecer os recursos disponíveis é o primeiro passo para escolher uma solução mais assertiva e condizente com a realidade da organização, seguindo uma metodologia cientificamente eficaz e alinhada com a visão, missão e valores da empresa.

    Conheça alguns dos recursos que podem ser aplicados para motivar e treinar equipes.

    Palestras

    As palestras são recursos elaborados por um especialista em determinada área e podem ser realizadas para dezenas ou centenas de profissionais ao menos tempo. Como o tempo é menor o nível de interação é reduzido e são realizadas poucas dinâmicas.

    Benefício: Mesmo com essas limitações de tempo, as palestras são alternativas altamente satisfatórias quando uma das demandas dos gestores é incentivar as equipes. Trabalhadas conjuntamente com outras estratégias de motivação e treinamento, as palestras também fazem parte das soluções oferecidas quando o objetivo é integrar os colaboradores, alinhar os objetivos profissionais com a visão, missão e valores da companhia, entre outras demandas organizacionais relevantes.

    Duração:A duração da palestra pode variar de acordo com o palestrante, o tema abordado, o nível de interação com o público, mas em média, são realizadas em uma hora.

    Workshops

    Com uma intensa interação entre os organizadores e o público, os workshops possuem uma característica de treinamento, onde são apresentados casos práticos sobre um assunto específico e os participantes tem uma experiência aprofundada sobre o tema.

    Benefício: Com a alternância entre dinâmicas e comentários, os participantes de Workshops têm a possibilidade de aumentarem seus conhecimentos sobre um determinado assunto e já adquirir uma experiência prática, o que permite um melhor desenvolvimento das habilidades direcionadas para a sua área e com suporte técnico e motivacional.

    Duração: Este tipo de prática possui uma duração que pode variar entre 3 e 4 horas em média.

    Treinamento Vivencial

    O Treinamento Vivencial é uma técnica que segue os preceitos de Reg Revans sobre “aprendizagem pela ação”. O método visa permitir que os indivíduos lidem melhor com as próprias falhas e estejam mais dispostos a aprender com as experiências alheias, inclusive questionando quando necessário. Para o Dr. Michael Marquardt, presidente do World Institute for Action Learning (WIAL) “a mudança rápida no ambiente organizacional e os desafios globais imprevisíveis demandam das organizações e dos indivíduos atitude e aprendizado ao mesmo tempo”.

    Benefício: Durante o processo do Treinamento Vivencial, a equipe será capacitada para melhorar a própria resolutividade de problemas e diminuir a dependência de outros colaboradores, incentivando a busca por desenvolvimento contínuo e duradouro. É uma solução mais completa e aprofundada, envolvendo diversas formas de aprendizado, como comentários, dinâmicas, insights e role plays.

    Duração: Cerca de um dia inteiro para realizar a sessão.

    Estratégias conjuntas para motivação e treinamento de equipes

    Além dos recursos citados acima, outras estratégias podem ser inseridas no escopo para aumentar o sucesso do treinamento e, consequentemente, o Retorno sobre Investimento (ROI) da empresa. Outras soluções utilizadas para diagnosticar a situação organizacional é o coaching e o assessment, ambos eficazes para identificar e desenvolver pontos de atenção e oportunidade e também na resolução de desafios internos.

    É importante ressaltar que a busca por melhores resultados envolve práticas constantes e atualizadas de aprimoramento e desenvolvimento, sendo que a execução isolada de recursos, sem que haja uma estratégia ampla por trás, pode não proporcionar um resultado contínuo e de longo prazo.






Assine nossa newsletter e não perca nossas novidades!