Qual é a função das liderança no planejamento estratégico de uma empresa?

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 08-09-2015
      Liderança

    Liderança e Planejamento estratégico

    A alta competitividade e turbulência do mercado econômico fazem com que muitas empresas invistam em um planejamento estratégico com o objetivo de criar uma visão de futuro em comum e, assim, alcançar resultados de longo prazo. Para os líderes o planejamento é fundamental para dar base ao processo gerencial da organização e alinhar metas e objetivos com colaboradores almejando o cumprimento do plano.

    Entre as funções do líder está seu papel de mediador, gestor, motivador da equipe e estrategista para alcançar as metas estipuladas utilizando os recursos disponíveis. No livro “O Monge e o Executivo” de James Hunter, o autor explica a liderança como “uma habilidade de influenciar as pessoas para que trabalhem entusiasticamente visando atingir os objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”.

    Neste contexto, o líder possui um papel fundamental no alcance dos objetivos traçados no planejamento estratégico, pois será ele que, acompanhando diariamente os colaboradores, irá transmitir a missão, visão e valores da empresa e também as metas e objetivos do negócio. O líder também será responsável pela correção de rumos, para manter um clima agradável entre a equipe e atingir um engajamento geral.

    A liderança no desenvolvimento do planejamento estratégico

    Um bom planejamento estratégico deverá considerar o histórico da empresa e avaliar pontos fortes e de fragilidade, assim como oportunidades e recursos disponíveis. Se empresa desconsiderar as próprias limitações neste momento, continuará vulnerável às ameaças externas. Deve-se analisar todo o cenário, internos e até externos, como análise de mercado, segmento e concorrentes.

    Ao avaliar a gestão interna, os líderes serão fundamentais para dar um panorama real sobre a equipe, os processos e os projetos e também será uma força essencial no comprometimento das pessoas para atingir as metas. Dessa forma, ele terá o knowhow necessário para identificar objetivos reais e tangíveis e terá a capacidade de enxergar como a equipe conseguirá atingir essas metas, o que tornará as estratégias mais claras e eficientes.

    Um planejamento estratégico adequado é aquele que envolve não apenas a alta liderança, como também os executores do plano de ação. Essa preocupação deve existir, pois, dificilmente uma empresa conseguirá realizar efetivamente um planejamento estratégico de médio/longo prazo sem que a equipe executora esteja engajada com as mudanças propostas. Quanto mais alinhadas estiverem todas as áreas da empresa, maiores serão as chances de sucesso.

    Como executar o planejamento estratégico?

    Após a elaboração de um planejamento estratégico que considere todos os fatores citados acima, tem início a execução do plano, demandando muitos esforços dos líderes. As estratégias empresariais estabelecem quais serão os encaminhamentos e fluxogramas seguidos para se atingir as propostas finais do plano. Sendo assim, a parte operacional da empresa passará por mudanças para se adequar e deverá ser guiada pelas lideranças estratégicas.

    Na implementação diária do plano estratégico o líder terá que lidar mais diretamente com o plano de ação, que é onde estão organizados os processos que formam o planejamento estratégico. Nesse plano estarão detalhadas todas as ações que devem ser adotadas para atingir os objetivos estipulados, além das ferramentas disponíveis, modelo de gestão estratégica de pessoas e gestão dos projetos.

    Atualmente, as empresas buscam mais estabilidade no mercado a partir de um projeto mais consistente, possível em muitos casos devido ao planejamento estratégico. Mas, para que os objetivos determinados em longo prazo sejam alcançados, as organizações dependem de lideranças mais preparadas, capazes de engajar seus liderados e mediar os recursos disponíveis com o potencial da equipe, para aprimorar resultados. Por isso, não se esqueça, tão importante quanto o planejamento estratégico efetivo é uma liderança inspiradora que consiga colocá-lo em ação.






Assine nossa newsletter e não perca nossas novidades!