Dicas para se tornar um líder respeitado

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 17-01-2017
      Liderança

    Quando um profissional recebe algum cargo de liderança, não necessariamente os colaboradores que atuam com ele o tratarão como tal. Para se tornar um líder respeitado, é preciso também que haja a troca de confiança dos demais profissionais. Um treinamento de liderança pode ser um caminho, mas algumas atitudes do dia a dia também podem consolidar um líder respeitado.

    Para confiar em outras pessoas é necessário colocar-se como vulnerável com base em acreditar positivamente no outro. Enquanto o respeito trata-se de uma admiração, seja das qualidades, habilidades ou conquistas. Juntos, a confiança e respeito fazem um bom líder.

    liderança

    Treinamento de liderança: como tornar-se um líder respeitado?

    O respeito e a confiança, principalmente no ambiente profissional, não surgem apenas de alguém ser promovido e alcançar um cargo no qual tenha que liderar uma equipe. Esse profissional terá que atuar de forma a conquistar tanto o respeito quanto a confiança dos demais.

    Alguns comportamentos e posicionamentos são relevantes nesse momento, podendo ajudar o profissional a alcançar essa posição de respeito. Veja algumas dicas:

    1. Respeite para ser respeitado

    Uma das formas mais eficazes de ganhar respeito e confiança dentro de um grupo de pessoas é demonstrar esses mesmos sentimentos aos demais. Portanto, mostrar aos colaboradores que confia e os respeita é o primeiro caminho para que eles possam fazer o mesmo por você.

    2. Mantenha a palavra

    Manter a palavra do que disse anteriormente é sempre fundamental para ganhar respeito dos demais. Entretanto, nem sempre um líder consegue cumprir uma promessa, ainda que queira. Nesses casos é importante conversar com os envolvidos, explicando o porquê de não poder cumprir com a palavra dita inicialmente.

    3. Seja um bom ouvinte

    Para ser um bom comunicador é imprescindível ser um bom ouvinte e, além de ouvir, ponderar com atenção sobre os fatos. É importante não entender apenas o “porquê” de uma situação, mas também o “como” ela aconteceu e conhecer as demandas trazidas pelos colaboradores. Confiar no instinto também permite ao bom líder entender o clima do ambiente mesmo quando algumas coisas não são externadas.

    4. As bases da confiança

    Para adquirir respeito é necessário demonstrar competência, que faz parte dos cinco pilares da confiança (cuidado, compromisso, consistência, competência e comunicação). Para conquistar a confiança dos demais é necessário ter propriedade sobre o assunto e, quando necessário, assumir os erros.

    5. Ofereça segurança

    Uma forma de atrair as pessoas para próximo de você é fazer com que elas se sintam seguras com a sua presença e sintam-se “vistas”. Uma forma de aproximar pessoas é entender que todos têm algo a ensinar e ser bom líder implica em ouvir as pessoas e conhecer as opiniões delas.

    6. Comece por você

    Para adquirir confiança e respeito dos outros é importante começar tendo autoconfiança e respeitando a si mesmo. Isso significa ser mais compreensivo com os próprios erros e motivar-se mesmo em momentos difíceis. Confie nos seus instintos de líder e reconheça seus pontos fortes, sabendo em quais momentos vale a pena arriscar.

    O treinamento de liderança é um dos caminhos que podem ser seguidos para tornar-se um líder respeitado, lembrando-se sempre de dar importância às atitudes diárias para a consolidação dessa posição.






Assine nossa newsletter e não perca nossas novidades!