Treinamento de liderança ganha cada vez mais participação feminina

      Por Grupo Kronberg - (0) Comentários Em 13-11-2014
      Liderança

    Treinamento de liderança femininaAs mulheres ganham cada vez mais participação no mercado de trabalho e especialmente em cargos de liderança. Percentualmente, os homens ainda são maioria nos cargos de gerência, diretoria e presidência, mas aos poucos esse quadro realmente está mudando. Com líderes cada vez mais heterogêneos, o investimento em um treinamento de liderança pelas empresas está aumentando vertiginosamente.

    A maioria das profissionais possuem atributos acadêmicos e profissionais para assumir tais cargos, mas algumas empresas ainda possuem certo bloqueio em ter uma mulher liderando equipes e setores. No entanto, com algumas competências e aprimoramento, o mercado tem percebido o potencial feminino e assumindo mulheres para os cargos.

    Prova disso é o estudo da Ketchum Leadership Communications Monitor (KLCM), com 6.509 pessoas em 13 países e cinco continentes, que tiveram que indicar quem tem melhor eficiência em diferentes atributos da liderança. Ao final, líderes mulheres superam os homens em quatro das seis características mais importantes da liderança eficaz.

    A pesquisa mostrou a vantagem feminina em: liderar pelo exemplo (57% para as mulheres em posição de liderança ante 43% dos homens), comunicar-se de forma aberta e transparente (62% e 38% respectivamente), reconhecer erros (66% e 34%) e trazer à tona o que os outros têm de melhor (61% e 39%).

    No quinto atributo – lidar com questões controversas ou crises de forma calma e confiante – homens e mulheres líderes aparecem quase empatados, mas com uma pequena vantagem para eles (48% contra 52%).  Os homens se deram melhor também no desempenho como guia para os desafios dos próximos cinco anos (54% ante 46%).

    Liderança em alta

    Ouve-se muito sobre liderança atualmente, mas nem todos possuem o mesmo conceito sobre o termo. Liderar uma equipe vai muito além de executar as tarefas rotineiras de gerência e chefia. Líderes estimulam e inspiram todos os membros da equipe para um objetivo em comum e aumentam o engajamento e produtividade da empresa.

    Praticar a empatia, se tornar um exemplo para equipe e preocupar-se com cada integrante da equipe são algumas características imprescindíveis para a liderança inspiradora. A equipe deve confiar e seguir o líder, tendo liberdade para sugerir mudanças e novas atitudes, sem ter medo de represálias de seus superiores.

    Como é o treinamento de liderança

    Um treinamento de liderança é feito em diversas etapas, desde o entendimento do que é ser um líder inspirador ao aprendizado de técnicas avançadas de liderança. O treinamento é personalizado para cada empresa após um diagnóstico, que permite identificar os pontos fortes e os que precisam ser melhorados em cada caso. O coaching é utilizado em todo o processo.

    A duração média do treinamento é de um ano e traz diversos benefícios à empresa, como:

    • Melhoria na liderança e gestão de equipes;
    • Diminuição do turnover de funcionários;
    • Aumento de produtividade e receita;
    • ROI garantido por contrato;
    • Maior motivação por parte dos funcionários;
    • Melhora no ambiente de trabalho.

    Um treinamento de liderança traz benefícios para a empresa e também para os funcionários, que desenvolvem maior espírito de equipe e motivação para trabalhar, além de sentirem-se parte vital na companhia.

     






Assine nossa newsletter e não perca nossas novidades!